Comunicado
Os Presidentes das Assembleias de Freguesia e das Juntas de Freguesia do Concelho da Moita repudiam a tentativa do Partido Socialista em levantar desconfianças na opinião pública sobre o funcionamento democrático das Assembleias de Freguesia no nosso concelho.
O respeito pelas decisões tomadas livre e democraticamente nas Assembleias de Freguesia é condição essencial para a boa convivência entre as forças políticas representadas, pelo respeito dos interesses da população e pela própria população.
O Partido Socialista questiona publicamente a rejeição pelas Assembleias de Freguesia da delegação de competências nas Juntas de Freguesia que o Governo quer impor.
Importa esclarecer, que todas as forças políticas à excepção do PS rejeitaram este processo, justificando a posição com a falta de transparência e seriedade, uma vez que este processo de transferencia de competências não é claro no que se refere às transferências a transferir e quanto aos meios necessários, financeiros, humanos e materiais., a atribuir por parte do governo às freguesias. As Assembleias de Freguesia do concelho da Moita rejeitaram o processo uma vez que não querem passar cheques em branco ao governo respeitando assim as populações e os trabalhadores. Mais informamos que a rejeição deste processo de transferência de competências foi assumido por centenas de autarquias, muitas delas governadas pelo Partido Socialista e que no concelho da Moita, só o PS manifestou concordância com o mesmo., sendo que BE, CDU, PAN e PSD se manifestaram contra. Este ataque às autarquias por parte do PS só os coloca mais sozinhos e é revelador de uma subserviência ao governo mesmo quando o que o governo decide é contrário aos interesses das populações.
Somos a favor de uma verdadeira transferência de competências sempre que deste processo resulte um melhor serviço para as populações, como somos e seremos pelo mesmo princípio no que respeita à devolução das freguesias roubadas ao povo e à regionalização que o PS prometeu ao povo em campanha eleitoral e que até agora não se esforçou por cumprir.
Moita, 12 de Fevereiro de 2019
Presidente da Assembleia de Freguesia de Alhos Vedros
Presidente da Junta de Freguesia de Alhos Vedros
Presidente da Assembleia de Freguesia da União de Freguesias da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira
Presidente da Junta de Freguesia da União de Freguesias da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira
Presidente da Assembleia de Freguesia da Moita
Presidente da Junta de Freguesia da Moita
Presidente da Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Gaio-Rosário e Sarilhos Pequenos
Presidente da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Gaio-Rosário e Sarilhos Pequenos